IPVA 2018 MG: Tabela, Pagamento e Valor Minas Gerais

IPVA 2018 MG – Para quem gosta de ter sempre as contas acertadas, mora em Minas Gerais e ainda possui um veículo, deve ficar atento com o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, mais conhecido por sua sigla IPVA, já que esse tributo é sempre cobrado no início de cada ano. Para 2018, o governador de Minas, que é quem defini o valor desse tributo, ratificou um desconto de até 10% em cima da quitação desse tributo, para quem fizer o pagamento a vista.

IPVA 2018 MG - Imposto Veicular Minas Gerais - Valor, Consulta
IPVA 2018 MG – Imposto Veicular Minas Gerais – Valor, Consulta

O dinheiro acumulado com o IPVA 2018 serve para que o estado conserte rodovias, melhore a sinalização, coloque mais acostamento e faça outras melhorias que as rodovias estudais possam necessitar.

Confira mais sobre o IPVA:

O pagamento do IPVA 2018 MG é importante para evitar com que o seu carro possa ser apreendido ou você tome uma multa, já que é obrigatório para todo mundo que tem um veículo, seja carro, caminhão, moto ou qualquer outro, realizar essa quitação.

Valor do IPVA 2018 MG

Valor IPVA 2018O valor do IPVA 2018 Minas Gerais varia de acordo com o valor de vendas do veículo e de acordo com a categoria do veículo – que influencia na alíquota de pagamento do IPVA Minas Gerais 2018. Veja abaixo a tabela de alíquotas do Imposto e confira quando de imposto você vai pagar:

Alíquotas IPVA MG 2018

  • 4,0% – Automóveis, veículos de uso misto e utilitários.
  • 3,0% – Caminhonetes de carga (pick-ups) e furgão.
  • 2,0% – Automóveis, veículos de uso misto e utilitários com autorização para transporte público (ex: táxi, escolar) comprovada mediante registro no órgão de trânsito na categoria aluguel.
  • 2,0% – Motocicletas e similares.
  • 1,0% – Veículos de locadoras (pessoa jurídica).
  • 1,0% – Ônibus, micro-ônibus, caminhão, caminhão trator.

Assim, quanto mais caro for um veículo, mais o proprietário terá que arcar em cima do seu IPVA, fazendo assim uma distribuição mais justa da cobrança desse imposto. É importante dizer que proprietários de veículos fabricados antes de 2000, ou seja, com mais de 17 anos, estão isentos desse pagamento e podem obter o licenciamento de seu veículo sem precisar pagar pelo imposto.

Consulta IPVA 2018 MG

Para você saber o quanto vai pagar em cima desse tributo, basta entrar no site oficial do Detran de Minas Gerais, através dos passos a seguir:

Consulta IPVA 2018 MG
Consulta IPVA 2018 MG
  • Acesso o portal do Detran Minas Gerais;
  • Clique em “Consulta código de RENAVAM”;
  • Digite o número do RENAVAM;
  • Escolha o período de pagamento.
  • Confira o valor e imprima a guia de pagamento.

Com base nessas informações, o próprio site do Detran já localiza o seu registro e com isso informa o quanto você deve pagar nesse tributo e ainda localiza um possível atraso no pagamento de IPVA de anos passados, permitindo com que você acerte a sua situação junto ao Governo.

Tabela IPVA 2018 MG

Para organizar melhor o pagamento desse tributo, já que são milhões de cidadãos no estado de Minas realizando essa ação, o governo decidiu adotar uma tabela com diferentes datas de vencimento.

FINAIS DE PLACA COTA ÚNICA/ 1ª PARCELA 2ª PARCELA 3ª PARCELA
JANEIRO FEVEREIRO MARÇO
1 e 2 9 9 9
3 e 4 10 10 10
5 e 6 11 13 13
7 e 8 12 14 14
9 e 0 13 15 15

Essa definição de quem paga primeiro, é feito por meio do número final da placa de cada veículo, criando assim uma espécie de rodízio do IPVA. Dessa forma, os proprietários de veículo com final 1 e 2, devem pagar o IPVA 2018 MG até o dia nove de março. Já para quem tem um veículo com final 3 e 4, deve pagar até o dia 10 de março.

Veja o valor do IPVA 2018 nos estados:

Para os donos de veículos com final 5 e 6, deve pagar até o dia 13 de março. Um quarto grupo são os donos de veículos com final 7 e 8, que devem exercer o pagamento até o dia 14 de março.

Por fim, os proprietários de veículos com final nove e zero, deve pagar esse tributo até o dia 15 de março.

Pagamento IPVA 2018 MG

Para exercer o pagamento do IPVA 2018 MG, o melhor a se fazer é imprimir o boleto desse tributo e ir até uma agência bancária ou casa lotérica autorizada. Dessa forma, você garante com que esse pagamento ocorra sem nenhuma falha e ainda evita multas e juros.

 

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Um comentário em “IPVA 2018 MG: Tabela, Pagamento e Valor Minas Gerais”

  1. Eu posso pagar IPVA 2018 ainda este ano 2017, pergunto Isto, pois nas datas de pagamento destas taxas e tem várias outras contas pra pagar sem contar matéria escolar, se puder pagar o documento antecipado facilitaria muito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *