IPVA Atrasado: Como pagar IPVA em atraso

IPVA atrasado – O IPVA é o imposto cobrado para todos aqueles donos/proprietários de veículo automotor, ele é obrigatório e deve ser pago anualmente. O pagamento do imposto é condição para receber o licenciamento 2018, por isso é fundamental que o proprietário não deixe o prazo passar, ou deixar o IPVA Atrasado.

IPVA Atrasado - Como pagar o IPVA em atraso
IPVA Atrasado – Como pagar o IPVA em atraso

IPVA 2018 Atrasado

O atraso do pagamento do IPVA acaba sendo um grande problema, isso porque o não pagamento já gera encargos e impostos sobre o valor atualizado no dia do pagamento, perda de desconto que é concedido ao beneficiário para quitação realizada dentro do prazo, além disso, o veículo fica irregular, sendo proibida a circulação do mesmo em qualquer rodovia da cidade/País.

Condutores que desrespeitarem o código de trânsito e circularem com o IPVA atrasado estão sujeitos a apreensão do veículo e multa gravíssima no valor de R$ 293,00, com perda de 7 pontos na carteira, caso o condutor seja abordado em situação irregular.

Apreensão IPVA Atrasado
Apreensão IPVA Atrasado

Confira mais:

Como pagar IPCA Atrasado

Ser você por acaso perdeu o prazo de pagamento do seu imposto, confira algumas dicas importantes para regularizar.

Veja como proceder em caso de atraso do IPVA:

  • O primeiro passo é acessar o site do DETRAN do seu estado e realizar a consultar das pendencias do seu veículo;
  • O site do DETRAN permite que você faça a emissão da guia de pagamento do IPVA atrasado pela a internet;
  • Tendo em mãos a nova guia atualizada com juros decorrente ao atraso, você tem um novo prazo de pagamento, sendo assim fique atento ao novo prazo de pagamento.

Consequências do IPVA Atrasado

O Atraso do IPVA ocasiona os juros, multas com correção monetária, por isso não é bom atrasar, tente ser planejar com antecedência. O atraso só gera prejuízo, com a nova data de vencimento ainda é concedido 5% de desconto caso realize o pagamento do IPVA avista.

Seu orçamento ainda está apertado? Fique tranquilo (a) é possível realizar o parcelamento do imposto em até 3x sem juros, pagando em dia, você evita irregularidade, multas, atrasos e ainda conta com o desconto, economizando ainda mais no seu bolso.

Destino do valor do IPVA atrasado

O pagamento do IPVA de todo o mundo é revestido em investimento, a verba é dividida igualmente, aonde 50% do valor arrecado vai para a infraestrutura das rodovias e estradas de todo o País e os outros 50% do valor arrecado vai para o município aonde o veículo estar recebendo o certificado de licença do veículo.

É importante saber que após a quitação do IPVA é emitido pelo o próprio DETRAN um certificado que certifica que seu veículo foi licenciado, o mesmo deve estar com o condutor sempre no veículo, esse certificado chega à residência do proprietário em até 7 dias após a quitação do IPVA.

Caso você seja abordado em uma blitz, apresente no ato da abordagem o comprovante de pagamento do mesmo e informe que estar aguardando o certificado.

Caso o prazo exceda é importante fazer contato com o DETRAN de sua região é informar o ocorrido.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *